Daniel


Na Bíblia Sagrada, Daniel foi um profeta que deixou sua terra natal logo jovem e foi enviado para a Babilônia, com a tarefa de servir no palácio do rei Nabucodonosor.

Por lá, ele exerceu seu dom recebido de Deus, que era de interpretar sonhos, tornou-se um dos ministros do rei e foi jogado e sobreviveu a uma cova com leões, depois de desobedecer a uma ordem que impedia que fizesse orações a Deus.

Como funciona a dieta de Daniel?

Porém, outro ponto que se destaca na trajetória do profeta é o fato dele ter se recusado a se alimentar com a comida e a bebida que o rei oferecia e ter pedido para se alimentar somente de água e legumes, logo que foi enviado para a Babilônia.

Em um segundo momento, ele realizou outro período de jejum, em que ficou sem comer carne, beber vinho ou consumir qualquer outro alimento gostoso durante três semanas, depois de ter recebido uma mensagem e uma visão de Deus.

E foi inspirado nessa história contada nas páginas das Escrituras Sagradas que foi elaborado um programa alimentar que é descrito como uma dieta vegana com mais restrições.

O método pode determinar que a alimentação seja feita à base de frutas, vegetais, grãos integrais e água e exclui itens como café, carne, peixe, pão, comidas processadas, açúcar ou álcool. A dieta de Daniel também pode cortar os alimentos à base de farinha branca e a chamada junk food, comidas pouco nutritivas e muito calóricas.

É importante saber que existem versões improvisadas, diversas e até mais brandas da dieta de Daniel, tendo em vista que o que a Bíblia apresenta é mais um panorama de como foram os jejuns realizados pelo profeta, mas não traz exatamente instruções detalhadas.


Cardápio da dieta de Daniel

Confira a seguir um exemplo de cardápio que podem ser utilizados no programa alimentar. A versão escolhida propõe o corte de carnes e açúcares.
Porém, antes de aderir ao cardápio, não deixe de consultar o médico e/ou nutricionista de sua confiança. A melhor versão da dieta de Daniel varia de pessoa para pessoa, de acordo com o seu organismo e suas necessidades.

Café da manhã
Opção 1: Chá sem açúcar, bolo de frutas sem açúcar e fruta.
Opção 2: Suco de frutas natural, tapioca com queijo e fruta.
Opção 3: Café com leite sem açúcar, fruta e pão com margarina.
Lanche da manhã
Opção 1: Suco de frutas natural.
Opção 2: Mamão ou banana com aveia.
Opção 3: Mix de oleaginosas e frutas secas com 1 castanha-do-pará, 2 nozes, 3 castanhas de caju, 6 amêndoas, 4 ameixas ou 4 damascos ou 1 colher de sopa de uva-passa.

Almoço/Jantar
Opção 1: Arroz, panqueca com recheio de legumes, salada de alface e rúcula e salada de chuchu.
Opção 2: Arroz, feijão, omelete de forno, abobrinha refogada e salada de alface e tomate;
Opção 3: Arroz, feijão, batata rústica, berinjela refogada e salada de alface americana, alface roxa, rúcula, milho e tomate.
Lanche da tarde
Opção 1: Vitamina de frutas.
Opção 2: Crepioca de queijo e café com leite sem açúcar.
Opção 3: Chá sem açúcar e torrada com requeijão.
Outras receitas que também podem aparecer nesse cardápio são: couve-flor gratinada, salada de tabule, risoto de funghi, palmito ou berinjela e macarrão com molho 4 queijos ou molho pesto ou molho funghi ou molho branco ou alho e óleo.

Cuidados
Antes de tudo, é importante saber que o que a Bíblia relata é que a dieta de Daniel foi realizada pelo profeta por questões religiosas e espirituais. Ou seja, seu objetivo não era o de emagrecer, como é o caso de muitas pessoas que entram em algum tipo de programa alimentar ou deixam de consumir determinado tipo de alimento ou grupo alimentar.

Isso significa que a dieta de Daniel não emagrece? Não necessariamente.
O jornal The Atlantic contou a história de uma mulher chamada Sarah Neumann, dos Estados Unidos. Segundo a publicação, ela seguiu a dieta de Daniel como um exercício religioso. Por conta disso, ela não saía para comer com amigos em restaurantes. O resultado foi que ela perdeu peso e sentiu-se mais saudável depois da experiência.

Em conversa com a ABC News, a nutricionista Jessica Bennett afirmou que experimentar alguma versão da dieta de Daniel tem potencial para contribuir com o início de hábitos mais saudáveis e da perda de peso para algumas pessoas.

Bennett ainda afirmou que o programa pode auxiliar as pessoas a ficarem mais conscientes em relação ao que elas estão comendo e o que tem colocado em seu corpo, apesar de ressaltar que as versões muito restritas da dieta podem deixar alguns indivíduos frustrados, tendo em vista que exigem mudanças drásticas e rápidas na alimentação.

Por outro lado, a nutricionista Zoe Zarcombe defende que a dieta de Daniel até pode funcionar se for realizada em poucos dias, porém, ao ser realizada em longo prazo, ela está associada à deficiência de vitaminas e minerais de origem animal.
Seguir a dieta de Daniel por muito tempo pode gerar a falta da vitamina A, da vitamina B12, da vitamina D e da vitamina E, causando fraqueza muscular, dores nos ossos e enfraquecimento do sistema imunológico.

Portanto, quer você faça a dieta como uma forma de emagrecer, quer você siga esse tipo de alimentação como parte de um exercício religioso ou de fé, vale a pena contar com o acompanhamento de um nutricionista e um médico.
Isso é importante para que você saiba se realmente pode seguir o programa alimentar, por quanto tempo pode executá-lo e qual a melhor maneira de fazer a dieta sem causar prejuízos à própria saúde.



Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Comentário(s)
0 Comentário(s)