Óleo de Coco


O óleo de coco está na moda por um simples motivo: ele ajuda a emagrecer!  Em uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o óleo de coco foi adicionado às refeições dos participantes. Eles não só apresentaram uma perda significativa de peso, como perderam sete vezes mais a gordura da barriga do que os outros!

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, a gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome. "Ele é fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Por isso não chega a ficar estocada no organismo", explica a especialista.

E os benefícios não param por aí. O óleo de coco é termogênico (acelera a queima de gordura) e é um poderoso antioxidante. "O sobrepeso também é um acúmulo de radicais livres pelo organismo", diz Daniela.

De acordo com Flavia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde (SP), o óleo de coco é também rico em ácido láurico, um tipo de gordura de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.

Gostou da ideia? Então a sugestão é simples! Utilize o óleo de coco para cozinhar, como substituto das gorduras convencionais, ou tome duas colheres de sopa em jejum. O sabor dele é agradável, por isso, pode usar para passar no pão, temperar saladas, etc.



Cardápio completo para enxugar 5 kg em um mês

Além de praticar exercícios físicos, você sabe que, para emagrecer com saúde, é preciso manter uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais. Para dar um empurrãozinho extra no processo de emagrecimento, a médica Tamara Mazaracki, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, elaborou um uma dieta de 1.200 calorias, priorizando o consumo do óleo de coco. Confira o cardápio semanal em detalhes da Dieta do Óleo de Coco para enxugar 5 kg em um mês:

Segunda-feira

Café da manhã: 1 pote de iogurte natural misturado com 1 colher de chá de passas, 1 colher de sopa de farinha de coco e 1 fatia de abacaxi picada. 2 ovos cozidos. 1 torrada integral com óleo de coco. 1 xícara de chá ou café com leite.

Lanche: 2 castanhas-do-pará e 2 damascos secos

Almoço: salada de alface, agrião, tomate e palmito à vontade. 1 filé de peixe grelhado no óleo de coco. 2 colheres de sopa de arroz integral. 1 concha de feijão preto. Mix de brócolis e couve-flor no vapor à vontade.

Lanche: 1 copo de suco de laranja batido com ½ maçã, 1 colher de sopa de óleo de coco e 2 colheres de sopa de farinha de coco.

Jantar: 1 prato fundo de sopa de legumes. 2 panquecas de frango com molho de tomate. Salada de repolho com cenoura ralada e tomate à vontade.

Ceia: 1 copo de leite de amêndoas com 1 colher de sopa de chia.

Terça-feira

Café da manhã: ½ papaia. 6 ovos de codorna. 1 colher de sopa de queijo cottage. 2 torradas integrais untadas com óleo de coco. 1 xícara de café ou chá.

Lanche: 1 copo de suco de melão batido com 1 colher de sopa de farinha de coco.

Almoço: 1 prato de salada de alface americana, rúcula, tomatinhos e 1 colher de sopa de milho verde. 1 bife grelhado. 2 colheres de sopa de quinoa. 3 colheres de sopa de purê de abóbora.

Lanche: 2 xícaras de chá com pipoca feita com óleo de coco. 1 xícara de café ou chá.

Jantar: 1 posta de salmão no forno. 1 concha de massa com molho de tomate e 1 colher de chá de queijo parmesão. Mix de abobrinha e berinjela grelhados com óleo de coco à vontade.

Ceia: 1 iogurte natural com 1 colher de sopa de farinha de coco.

Quarta-feira

Café da manhã: 1 copo de suco de laranja batido com ½ banana, 1 rodela de gengibre e 1 colher de sopa de farinha de coco. 1 unidade pequena de pão sírio aquecido no forno e untado com óleo de coco. 2 fatias de queijo muçarela. 1 xícara de café com leite ou chá.

Lanche: 1 goiaba

Almoço: Legumes (abobrinha, vagem, cenoura) refogados com óleo de coco à vontade. 4 colheres de sopa de carne moída. 1 concha de grão de bico.

Lanche: 1 taça de salada de frutas com ½ pote de iogurte natural misturado com 1 colher de sopa de leite de coco e 1 colher de sopa de farinha de coco.

Jantar: salada verde com tomate e rabanete à vontade. 1 filé de frango grelhado. 4 rodelas de batata doce assada no óleo de coco.

Ceia: 1 copo de leite morno com canela

Quinta-feira

Café da manhã: 1 copo de suco de maracujá batido com 1 fatia de manga e 1 colher de sopa de farinha de coco. 2 ovos cozidos. 2 torradas integrais com óleo de coco. 1 xícara de café ou chá preto.

Lanche: 1 tangerina

Almoço: salada de alface roxa, rúcula, tomate cereja e palmito à vontade. 1 filé de suíno grelhado. 2 colheres de sopa de arroz integral. ½ concha de feijão fradinho. 3 colheres de sopa de agrião refogado no óleo de coco.

Lanche: ½ xícara de castanha de caju. 1 xícara de café ou chá preto.

Jantar: 1 prato fundo de sopa de tomate. 2 coxas de frango assadas. 3 colheres de sopa de quinoa com brócolis.

Ceia: 1 maçã

Sexta-feira

Café da manhã: 1 pote de iogurte natural batido com ½ papaia e 1 colher de sopa de farinha de coco. 2 ovos cozidos. 1 tapioca com óleo de coco. 1 xícara de café ou chá.

Lanche: 2 castanhas-do-pará e 2 ameixas secas. 1 copo de água de coco.

Almoço: salada de pepino, tomate e beterraba à vontade. 2 fatias médias de carne assada. 2 colheres de sopa de farofa preparada com óleo de coco. Vagem picadinha refogada à vontade.

Lanche: 1 copo de vitamina de abacate.

Jantar: salada verde com tomatinhos e 1 colher de sopa de semente de girassol à vontade. 1 filé de peixe grelhado. 3 rodelas de inhame cozido. 2 colheres de sopa de purê de espinafre.

Ceia: 1 copo de leite morno com 1 colher de sopa de farinha de coco.

Sábado
Café da manhã: 1 copo de suco de laranja com limão, 1 folha de couve e 1 colher de sopa de farinha de coco. 2 unidades de torrada integral com óleo de coco. 2 fatias de queijo minas. 1 xícara de café com leite ou chá.

Lanche: 1 cacho de uvas

Almoço: salada de alface roxa, agrião, tomate e cenoura ralada à vontade. 1 bife grelhado. 2 colheres de sopa de arroz integral. 1 concha de feijão preto. 2 colheres de sopa de acelga refogada.

Lanche: 1 iogurte natural batido com 1 colher de sopa de goji berry e 2 colheres de sopa de leite de coco.

Jantar: 1 prato fundo de canja de galinha. Omelete com 2 ovos, queijo e cogumelos. Salada de tomate, palmito e cheiro verde à vontade.

Ceia: 1 copo de leite de amêndoas com 1 colher de sopa de farinha de coco.

Domingo
Café da manhã: 1 pote de iogurte natural batido com 3 ameixas secas e 1 colher de sopa de farinha de coco. 6 ovos de codorna. 1 tapioca com óleo de coco. 1 xícara de café com leite ou chá.

Lanche: 1 colher de sopa de manteiga de amendoim (sem açúcar).

Almoço: salada de alface americana, agrião, tomate, palmito, pimentão à vontade. 4 colheres de sopa de carne moída refogada. 3 rodelas de batata doce assada. ½ unidade de berinjela assada.

Lanche: 1 copo de vitamina de banana com 1 colher de sopa de farinha de coco.
Jantar: salada de alface roxa, pepino e cenoura ralada à vontade. 1 filé de suíno grelhado. ½ concha de lentilha cozida. 2 colheres de sopa de couve refogada no óleo de coco.

Ceia: 1 maçã.


Óleo de coco emagrece mesmo?

Apesar da sua fama em dietas de emagrecimento e como alimento que ajuda a queimar gordura, não há estudos suficientes que comprovem que o óleo de coco é eficiente na perda de peso e nem no controle de outros problemas de saúde, como colesterol alto e doença de Alzheimer.
O óleo de coco é feito a partir da polpa do coco e não traz prejuízos à saúde, mas devido ao seu elevado teor de gorduras saturadas, deve ser consumido com moderação. A quantidade recomendada de uso é de 1 a 2 colheres de sopa desse óleo por dia, que deve ser consumido juntamente com uma alimentação balanceada.

Veja a seguir a verdade para os 4 principais benefícios ligados ao óleo de coco:

1. Óleo de coco não emagrece
Apesar de alguns estudos mostrarem a eficiência do consumo de óleo de coco para emagrecer, eles foram feitos em poucas pessoas e ainda não suficientes para que este óleo seja largamente usado para ajudar na perda de peso.
Para potencializar a perda de peso, deve-se consumir cerca de 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia, juntamente com uma dieta equilibrada com a prática de atividade física frequente.

2. Óleo de coco em excesso não controla o colesterol
Alguns estudos mostraram que o consumo excessivo de óleo de coco pode causar aumentos no colesterol total, colesterol LDL (ruim) e HDL (bom), mas em um nível menor que a manteiga, que é outra fonte de gordura saturada que também deve ser consumida com moderação.

No entanto, um grande estudo feito em mulheres mostrou que cerca de 1 colher de sobremesa de óleo de coco por dia melhorou os níveis de colesterol bom e não mudou a quantidade de colesterol ruim nem de triglicerídeos, mostrando o benefício de pequenas quantidade desse óleo na dieta.

Para melhorar ainda mais os níveis de colesterol no sangue, recomenda-se que o principal óleo a ser consumido na preparação dos alimentos seja o azeite de oliva extravirgem, que é rico gorduras insaturadas e que traz benefícios comprovados na prevenção de doenças cardiovasculares. Veja como deve ser a dieta para baixar o colesterol.

3. Óleo de coco não aumenta a imunidade
O óleo de coco também se tornou conhecido por melhor a imunidade e atuar no combate de bactérias, fungos e vírus, fortalecendo a saúde e prevenindo infecções.

No entanto, esses estudos foram feitos apenas em testes in vitro, ou seja, utilizando apenas células cultivadas em laboratório. Assim, ainda não se pode confirmar que o óleo de coco traz esses benefícios para a saúde até que novos estudos sejam feitos em pessoas. Veja outros alimentos que aumentam a imunidade.

4. Óleo de coco não combate o Alzheimer
Ainda não existem estudos em humanos que tenham avaliado os efeitos do óleo de coco no combate à depressão ou na melhoria da função cerebral de indivíduos saudáveis ou com problemas como a doença de Alzheimer.

Todos os estudos ligados a esses problemas avaliaram o óleo de coco de forma in vitro ou em testes com animais, não permitindo que seus resultados já sejam tidos como eficientes para as pessoas em geral também.


http://corpoacorpo.uol.com.br
http://www.vix.com
https://www.tuasaude.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)