Chá de Hibisco


O chá de hibisco é conhecido como uma bebida que traz diversos benefícios, como ação antioxidante, auxílio ao tratamento de hipertensão e ansiedade, alívio da pressão arterial alta e do colesterol alto, proteção ao fígado, ação anti-inflamatória e antibacteriana, amenização de dores menstruais e auxílio à digestão.

A bebida também é fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, proteínas, potássio, vitamina A, vitamina C, cálcio ferro e magnésio. Com tudo isso, ela é utilizada em um programa alimentar, a dieta do chá de hibisco.

Mas como será que o método funciona? E qual o seu cardápio? Vamos descobrir isso agora!

Como funciona a dieta do chá de hibisco 

O chá de hibisco é considerado um auxiliar do emagrecimento por inibir a enzima amilase, responsável por transformar o amido em açúcar. Acredita-se que o consumo da bebida depois das refeições ajuda a diminuir a absorção de carboidratos.

Além disso, uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology (Jornal de Etnofarmacologia, tradução livre), da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, indicou que o chá de hibisco reduz o processo de maturação de células que armazenam gordura.

Com a diminuição do processo, também ocorre a redução das chances de acúmulo de gordura no abdômen e nos quadris. Acredita-se que os antioxidantes flavonoides antocianina e quercetina estejam por trás desse efeito.

Ele ainda combate a retenção de líquidos, ou seja, promove a eliminação do excesso de água presente no corpo e ajuda a acabar com o inchaço.

A ideia do programa alimentar é inserir o consumo do chá no dia a dia. Porém, isso não basta: o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e controlada. Até porque ninguém vai emagrecer tomando o chá se estiver se empanturrando de pizza e coxinha, por exemplo.

Regras básicas da dieta do chá de hibisco

Defensores da dieta dieta do chá de hibisco afirmam que ela pode ajudar a baixar 4 kg em até 15 dias. Entretanto, para que isso aconteça, as seguintes regras devem ser seguidas:
  • Tomar 1 litro ou cinco xícaras de chá de hibisco diariamente;
  • Fazer seis refeições por dia;
  • Não ficar mais de três horas sem se alimentar;
  • Mastigar bem os alimentos para ter uma boa digestão e absorver bem os seus nutrientes;
  • Consumir uma boa variedade de frutas, verduras e legumes para fornecer a gama de vitaminas e minerais necessárias ao funcionamento do corpo;
  • Beber bastante água, que deve ser ingerida durante o intervalo das refeições;
  • Não ingerir líquidos durante as refeições.

Outra dica importante, dada pela médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia (Sobrafito), Maria de Fátima Ramos, é a de tomar cuidado na hora de comprar as flores de hibisco que serão utilizadas no preparo do chá.

Isso porque as flores para o chá são diferentes das ornamentais, utilizadas em jardins. Assim, ao adquirir as suas procure pelo nome científico Hibiscus sabdariffa na embalagem.

Cardápio da dieta do chá de hibisco

O cardápio a seguir foi elaborado pela nutricionista Lucyanna Kaluf. É apenas um exemplo, portanto, antes de adotar o seu cardápio, não deixe de consultar o seu nutricionista.

Dia 1 
  • 30 minutos antes do café da manhã: suco desintoxicante com 1 laranja, 1 folha de couve e 100 ml de água batidos no liquidificador. Finalizar com gelo a gosto.
  • Café da manhã: 1 copo de 200 ml de leite de soja light com café, 2 torradas ou 1 fatia de pão integral com margarina light, 1 fatia de peito de peru ou 2 colheres de chá de geleia diet.
  • Lanche da manhã: 1 fruta média, 2 castanhas-do-pará e 1 xícara de chá de hibisco.
  • 30 minutos antes do almoço: 1 xícara de chá de hibisco.
  • Almoço: salada de folhas verde-escuras, 1 filé médio de frango grelhado, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha média de feijão ou lentilha e 1 taça de gelatina.
  • Lanche da tarde 1: 1 fruta e 1 xícara de chá de hibisco.
  • Lanche da tarde 2: 1 copo de leite de soja batido com 1 colher de sobremesa de farelo de aveia ou 2 ameixas-pretas e 1 xícara de chá de hibisco.
  • 30 minutos antes do jantar: 1 xícara de chá de hibisco. 
  • Jantar: sopa funcional com abóbora japonesa com casca, cebolinha, pimentão verde, tomate, aipo, cebola, cenoura, nabo, vagem, sálvia, pimenta-caiena, curry e salsa e 1 maçã ou banana assada com canela.
Dia 2
  • 30 minutos antes do café da manhã: suco desintoxicante feito com suco de 1 limão, ½ xícara de chá de hortelã fresca e 200 ml de água batidos no liquidificador. Acrescentar gelo e adoçante a gosto na bebida.
  • Café da manhã: 1 copo de 200 ml de leite de soja light com 1 colher de sobremesa de achocolatado light, 1 omelete com 1 ovo e 2 fatias de peito de peru e 2 colheres de sopa de mix de fibras (receita total: 7 colheres de sopa de farelo de aveia, 7 colheres de sopa de farelo de trigo e 6 colheres de sopa de farelo de arroz).
  • Lanche da manhã 1 fatia média de melão, melancia ou abacaxi, 3 amêndoas e 1 xícara de chá de hibisco.
  • 30 minutos antes do almoço: 1 xícara de chá de hibisco.
  • Almoço: salada de alface, agrião e tomate, 1 filé médio de peixe grelhado, 2 batatas pequenas assadas ou cozidas com 1 fio de azeite de oliva e orégano e 1 taça de gelatina.
  • Lanche da tarde 1: 1 barrinha de cereais light e 1 xícara de chá de hibisco
  • Lanche da tarde 2: 1 pote de iogurte de soja e 1 xícara de chá de hibisco.
  • 30 minutos antes do jantar: 1 xícara de chá de hibisco.
  • Jantar: sopa funcional com abóbora japonesa com casca, cebolinha, pimentão verde, tomate, aipo, cebola, cenoura, nabo, vagem, sálvia, pimenta-caiena, curry e salsa e 1 maçã ou banana assada com canela.

Cuidados com a dieta do chá de hibisco 

O chá de hibisco não pode ser consumido por mulheres que estejam grávidas ou amamentando os seus bebês, por pessoas com pressão baixa e usam remédios para tratar o problema e indivíduos que fazem uso de medicamentos para hipertensão.

Diabéticos que seguem tratamento para controlar a glicemia correm o risco de sofrer uma redução drástica dos níveis de açúcar no sangue ao tomarem a bebida. Pelo mesmo motivo, é preciso cortar o consumo do chá duas semanas antes de fazer uma cirurgia.

O excesso da bebida ainda pode trazer efeitos colaterais como desidratação com perda de eletrólitos, que são nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo, compostos por minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio.

Ela também pode prejudicar o foco e a concentração e existe a possibilidade de que o hibisco abra e expanda os vasos sanguíneos, algo que pode ter como consequência o aparecimento de doenças no coração.

O chá ainda pode interagir com medicamentos como antivirais, anti-inflamatórios e paracetamol. Assim, caso esteja usando esses ou outros remédios, cheque com seu médico se o hibisco pode ou não causar interações prejudiciais.

Portanto, antes de seguir a dieta do chá de hibisco, cheque com seu médico se a planta não é contraindicada ou poderá lhe fazer mal. Além disso, tenha o apoio de um nutricionista, para avaliar se o método é o mais adequado para você e te acompanhar durante o processo.

Isso não é apenas em relação ao alcance do emagrecimento, mas também no que se refere à saúde, para garantir que seu organismo receba os nutrientes e energia que necessita para funcionar direitinho enquanto segue o programa.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
http://www.mundoboaforma.com.br


Informação Nutricional Chá de hibisco

Quantidade por 100 gramas
Calorias 37
Gorduras Totais 0,7 g
                Gorduras Saturadas 0,3 g
                Gorduras Poliinsaturadas 0 g
                Gorduras Monoinsaturadas 0,1 g
Colesterol 0 mg
Sódio 3 mg
Potássio 9 mg
Carboidratos 7 g
                   Fibra Alimentar 0,3 g
                  Açúcar 6 g
Proteínas 0,4 g
Vitamina A 296 IU Vitamina C 18,4 mg
Cálcio 1 mg Ferro 8,6 mg
Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0 mg
Vitamina B12   0 µg Magnésio 1 mg
Comentário(s)
0 Comentário(s)